Gosto não se discute?
Nas últimas semanas tem sido muito discutido na mídia e nas redes sociais sobre um ranking estadunidense dos piores pratos do Brasil, será mesmo que existe um prato ou comida pior que a outra?
A princípio penso que não devemos dizer que gosto não se discute, creio que devemos discutir ainda mais, pois ao compreender o gosto vemos muito sobre histórias, diferenças, identidades, tradições, territórios, emoções e muitos outros fatores.
Ao estudar o gosto podemos desvendar traços sensoriais (gustativos) que fazem referências a questões pessoais e sociais.
O gosto influencia as preferências alimentares, a cultura gastronômica e as tradições culinárias de diferentes regiões.
A estética da comida é diversificada como na arte, na música ou na literatura. Fica a pergunta, o que consideramos "bom" ou "bonito" sobre a comida varia entre culturas, territórios e períodos históricos? Como isso acontece?
A formação do gosto pode ser interpretada em várias linhas, sendo individual entendendo como ela se modifica ao longo de nossas vidas ou em processos históricos dentro das famílias, das comunidades ou mesmo em um país e toda sua complexidade de mudanças em diferentes épocas como na abundância ou na escassez. Dessa forma podemos pensar quem fomos, quem somos e quem seremos?
O Taste Atlas é uma plataforma colaborativa que usa a avaliação dos usuários para criar um ranking de avaliação. A partir desses rankings que existem mundo a fora podemos discutir sobre quais são seus métodos ou como são avaliadas as comidas (tema do nosso próximo texto – avaliação e comida).
Muitos interpretaram como sendo algo colonial, “como que eles podem avaliar as comidas do Brasil sendo um site americano?”, podemos e devemos nos questionar sobre isso, mas quando pegamos o ranking mundial dos “piores” pratos, o “pior” prato brasileiro fica em 88° lugar no mundo. Nos primeiros lugares temos pratos do mundo inteiro de diversas regiões.
Assim voltamos a pergunta inicial: “gosto não se discute?” Se discute sim. “Será mesmo que existe um prato ou comida pior que a outra?” Não, pois gosto não se julga, se compreende, se entende, se reflete.
Lista completa dos “piores” pratos do mundo segundo Taste Atlas:
Site de notícias sobre o ranking:
Do pé de moleque à mortadela: guia dos EUA enumera as piores comidas brasileiras e revolta chefs nacionais
Enciclopédia de gastronomia elege as 10 piores comidas brasileiras
Lista polêmica elege 10 piores comidas brasileiras!
Venha conosco nesse Percurso de Comida e Cultura!!!