O primeiro mês da Campanha contra o desperdício de comida e o que vem pela frente
Agenda: 19 a 25 de novembro de 2024
Oi, esperamos que você esteja bem. Nós estamos ‘correndo’, de um lado pro outro, mas estamos todas e todos bem. Como imaginamos que você esteja ‘correndo’ também, vamos direto ao ponto, ok? Trago hoje um índice das publicações feitas neste primeiro mês de newsletter relacionadas a Campanha, os próximos passos, uma breve explicação do porquê você não recebeu alguns destes textos em seu e-mail, e a agenda da semana da Escola de Comida.
[Índice] da Campanha
Em outubro fizemos a primeira publicação ”Contra o desperdício de alimentos cada ação conta: junte-se à nós na luta contra o desperdício de alimentos, por um sistema alimentar mais justo e sustentável”. Nosso objetivo: informar e convocar.
Publicamos também “Como pensar uma campanha?”, o nosso primeiro bastidor para assinantes do plano Campanhas. Foi um papo gravado em formato de vídeo com o grupo fundador dos eixos temáticos (Percursos) da Escola de Comida.
Ainda em outubro, Isis Stelmo publicou ”Os restaurantes estão inovando...” e nos convidou a conhecer mais sobre o conceito de desperdício zero, apresentando ideias inspiradoras e exemplos de restaurantes que transformam a forma como pensamos e vivemos a sustentabilidade na alimentação.
Em novembro, Rodrigo Ferreira publicou “A cultura do desperdício além da comida”. O texto destaca como a cultura do desperdício, especialmente de alimentos, impacta o meio ambiente, a economia e a justiça social, enquanto propõe mudanças culturais e ações conscientes para um futuro mais sustentável.
Em “Alimentação saudável também é evitar desperdício” Isis Stelmo apresentou os destaques da Semana da Alimentação Saudável 2024 no Reino Unido, onde mora, com foco na redução do desperdício de alimentos como parte das metas globais para um futuro sustentável.
Em “Como um país consegue reciclar sua comida?”, Rodrigo Cotrim, destacou o exemplo da Coreia do Sul na reciclagem de resíduos alimentares, com uma taxa de 97%, e propõe reflexões sobre como adaptar essas práticas a diferentes contextos e repensar nossos próprios hábitos de desperdício.
E Claudia Porto nos ofereceu uma deliciosa “Melancia – nem sempre a parte vermelha, doce e suculenta”, onde lembrou do potencial pouco explorado da melancia, destacando seus benefícios nutricionais além da polpa e propondo maneiras criativas e sustentáveis de utilizar a casca e a entrecasca em receitas inovadoras como o salpicão, promovendo o combate ao desperdício de alimentos.
Próximos passos [da Campanha]
[Estamos na etapa] Pesquisa e Planejamento: panorama e conscientização
Semana 1-4: Formação da equipe inicial do projeto, pesquisa de referências e levantamento de dados sobre o desperdício de alimentos. Construção do plano editorial;
Semana 5-8: Identificação de parcerias interessantes e interessadas, definições de objetivos comuns e das estratégias da campanha e desenvolvimento de um plano de comunicação e divulgação em conjunto. Manutenção da periodicidade das postagens produzidas pela Escola, parceiras/os e outras iniciativas convergentes.
Por que você não recebeu, por e-mail, os textos da Campanha quando eles foram publicados?
O nosso objetivo é enviar uma mensagem por semana para você, de modo que não lote a sua caixa de entrada com publicações avulsas. O planejamento editorial (da Escola como um todo, e não apenas o da Campanha) é extenso e ambicioso, mas precisamos de tempo, paciência e diálogo (com você, principalmente) para que a gente consiga equilibrar bem quantidade, qualidade e diversidade de informação, dentro do que é possível debater num espaço de uma semana.
Os conteúdos publicados na Campanha se dividem entre conteúdos gratuitos e exclusivos para assinantes, e todos aparecerão a partir desta semana, nestes envios semanais, assim como os demais tópicos da Escola.
[Agenda] 19 a 25 de novembro de 2024
19, terça [público] Início das postagens da Campanha no Instagram e no LinkedIn;
19, terça [bastidor] Gravação do módulo ‘Mergulhando em molhos’ do percurso Cozinhas com Claudia Porto;
21, quinta [bastidor] Gravação do episódio de estreia da segunda temporada do Caminhos da Gastronomia, com Gustavo Guterman;
21, quinta [bastidor] Gravação de entrevista para a comunidade CHÁCOMIGO com Claudia Porto;
21, quinta [público] Encontro #2 da comunidade Pedagogias da Comida do Rodrigo Cotrim. Inscrições gratuitas por este link
Deixamos um abraço, esperamos te encontrar online na quinta ou na semana que vem por aqui. Inté!