Como apresentamos no nosso vídeo de estreia da Campanha contra o desperdício de comida (se você ainda não foi ver ainda, vá agora e depois volta aqui), vamos juntes aprendendo mais sobre o assunto e também conhecendo estratégias inovadoras.
E gostaria de compartilhar sobre os restaurantes “Zero Waste”, ou desperdício zero, em português. Também são conhecidos como restaurantes sustentáveis. A área de serviços de alimentação enfrenta muitos desafios quando o assunto é evitar despedícios, pois é necessário reconfigurar toda uma cadeia de serviços e fluxograma, pensar de forma inovadora de como evitar lixo e desperdício de comida.
O primeiro ponto é utilizar produtos locais, ou seja, que não tenham que viajar quilômetros, atravessar um oceano de distância. Dessa forma, há uma redução no uso de gás carbônico (CO2) para transportar os insumos, ajuda o comércio local e os pequenos produtores.
E cada restaurante tem sua forma de funcionar e seus objetivos primordiais. Por exemplo, o Silo, em Londres, foi o primeiro dessa categoria a abrir em Londres em 2014. E além de produtos locais, sua premissa é desperdiçar o menos possível. Há outros estabelecimentos que focam na redução do uso de plástico, como o Spring, ou dar um novo propósito a alguns ingredientes os tranformando nos sabonetes e velas usados no lugar, como é o caso do pub Nine Lives.
Outra coisa em comum que esses restaurantes podem ter é focar num menu mas baseado em plantas, reduzindo as porções de produtos de origem animal, às vezes inteiramente vegetarianos ou até veganos.
E por que eu só dei exemplos de lugares em Londres? Bom… porque eu moro aqui… mas encontrei alguns no Brasil:
Eu havia encontrado uma lista da CNN com mais alguns em São Paulo, mas parece que muitos fecharam.
Mais em Londres:
A guide to London's zero-waste restaurants
Zero-waste restaurants in London
E não deixe de conhecer o projeto da nossa Embaixadora Regina Tchelly: Favela Orgânica!