
A abordagem Saúde Única considera que a saúde dos seres humanos, ecossistemas e dos animais tanto domésticos quanto selvagens está interligada. Afinal, somos todos parte de um sistema complexo, querendo ou não.
Isso significa que se estão queimando a florest amazônica, por exemplo, o solo ficará ruim, o clima também, as temperaturas podem subir, o que impacta no crescimento das plantas que seriam consumidas como comida. Com a queda da produção agrícola, os preços dos alimentos sobem, o acesso à comida piora para as camadas mais pobres e vulneráveis da população.
Além disso, por conta da destruição das florestas, mosquitos que ficavam contidos nas matas, saem por aí e começam a ser vistos na cidade. Isso pode significar um aumento de vetores de doenças, como a dengue, malária, febre amarela, e assim por diante. Entendeu o drama?
Então, mesmo que teoricamente possamos achar “ah, não, esses problemas de queimada, meio ambiente… estão longes de mim…”. Na verdade, não… estamos bem no meio dele.
A Saúde Única nos pressiona a nós profissionais da saúde, dos ramos de alimentos, alimentação, farmácia, e também o grande público, a pensarmos de maneira integrada, transdisciplinar para encontrar soluções para problemas complexos como: pressão microbiológica, sistemas alimentares, controle de doenças infecciosas que “pulam” dos animais para os seres humanos (muito por conta da degradação ambiental e desequilíbrio ecológico), entre outros.
Alianças entre nutricionistas, médicos veterinários, engenheiros agrônomos, governantes que estão ocupados com políticas públicas, e setores revelantes são essenciais.
Acredito que esse seja um chamado para sairmos das nossas bolhas e quadrados para pensarmos juntes porque problemas complexos requerem soluções complexas de acordo com cada contexto e não “one size fits all” (algo que seja imposto igualmente a todes, já que sabemos que isso não funciona…)
Para saber mais sobre o One Health Approach - Saúde Única, o site da OMS (WHO, em inglês), tem um curso rápido e gratuito sobre e muitos outros materiais:
One Health Fact Sheet
Tripartite and UNEP support OHHLEP's definition of "One Health"